sábado, 19 de março de 2011

Será se estamos ouvindo a voz do Pastor Jesus?

           Em Jo. 10. 3,4 está escrito:

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

            O nosso senhor e salvador Jesus Cristo nos deu dicas de como viver dentro do seu Reino. Um Reino eterno. Neste momento aqueles que foram chamados e, ouviram a voz do Mestre, do seu Pastor estão incluídos no aprisco (Reino) e iremos após o Pastor, pois Ele é o caminho, Jo 14.6. O próprio senhor Jesus nos guia pelos pastos verdejantes Sl 23.2. Diante dessas passagens bíblicas indaga-se: Será se estamos ouvindo a voz do Pastor Jesus?
        A presente indagação partiu da observação que tenho visto quanto a pregação do pastor e dos pregadores nas igrejas. A mensagem transmitida do púlpito que representa o altar do céu, não está sendo entendida pelas ovelhas. A referência bíblica dada para alimento, consolo e edificação das ovelhas não está surtindo efeito. O resultado esperando após a pregação é de gozo e alegria no Espírito Santo, pois recebemos a Palavra de Deus no nosso coração, onde deve está guardada para não percamos contra o nosso Deus, Sl 119. 11.
Tenho presenciado amados irmãos desprezando a Palavra de Deus, começando pelo que está escrito em Jo. 1.12, " Mas a todos quantos o receberam..." ; 2Co "Assim que, se alguém está em Cristo,..." e o principal em Ato 1. 8 " Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas ..."
          Do nosso Pastor recebemos a virtude do Espírito Santo, ou seja,  o bom da parte de Deus para sermos testemunha diante dos nossos semelhantes do que Deus realiza para o bem deles. Para sermos testemunha do plano de salvação. O que é virtude? O mini dicionário diz: virtude é qualidade própria  pra produzir certos efeitos. Na área teológica se refere a fé, esperança e a caridade. Então, recebemos do Sr. Jesus a virtude para produzir através do testemunho os efeitos, ou seja, os resultados da transformação proporcionada pela presença do Espírito Santo na nossa vida para que outros vejam e, o próprio Espírito Santo trabalhe na vida deles.
Nós não temos o poder de converter, convencer ou transforma alguém. Contudo, o conjunto dos nossos atos como nova criatura contribui para autenticidade do poder de Deus em nossa vida. O poder da virtude que recebemos deve se tornar viva. Se somos nova criatura, então, além da virtude recebemos também os frutos do Espírito, como está escrito Gl 5.22 " Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Ao citar esta passagem todo e qualquer crente está cheio do Espírito, com os frutos cheios de qualidades para dar testemunho. Voltando para questão dos irmãos que não estão ouvindo e nem lendo a Palavra do Senhor é que encontramos crentes causando problema com vizinho, colega, patrões, superiores e outros semelhantes. O problema está no mal testemunho. Isto dificulta na evangelização de um modo geral. Quem dos leitores já não ouviu alguém dizendo: Conheço um crente que xinga, maltrata a esposa, a mãe ou qualquer pessoa da família, trabalha mau, desrespeita o seu patrão ou superior e etc.
             Será que o crente que faz tais coisas, está ouvindo a voz do Pastor Jesus? Creio que não. O nosso senhor Jesus ensina é obedecer. E ressaltando a questão de ensinar não ficou no passado. Ele ensina: Amar ao próximo como a si mesmo. Ensina a maneira como podemos ser felizes, sendo pobre de espírito, manso, pacificador, misericordioso. Praticando isto, participaremos do reino e ainda seremos filhos de Deus. Se a ovelha, crente ou irmão consegue ouvir a voz do seu Mestre, então fica mais fácil cumprir e seguir os passos para o sucesso da verdade do evangelho.
          Recentemente, algumas pessoas que conheço me comunicaram do mau testemunho de irmão. Busquei explicar dentro da Bíblia que o escandalo dito pelo Sr. Jesus teria que acontecer, não é surpresa para quem está inconstante leitura da Palavra e que o poder de Deus para perdoar e transformar qualquer é possível. Mas é complicado para um descrente entender. A salvação para este já difícil entender. Um crente que abre a boca para dizer que é salvo, praticando coisas erradas!! Essa questão de se ouvir a voz do nosso Criador é exigida desde da libertação do seu povo escolhido, Israel. Êx. 15.26 "E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara. Moisés após receber instruções de Deus sobre os mandamentos relembrou: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardades o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.
                Certo! Nessa época não estávamos incluídos nessa norma. Contudo, mudou! graças a Deus! Com a vinda do Senhor e Salvador Jesus Cristo formos inseridos no plano de salvação, somos povo de Deus, conforme sua vontade. Então, hoje precisamos ouvir, ou aprender a ouvir a voz do Senhor. Quando dita do púlpito, quando pronunciada por um dos servos constituídos por Deus, no caso os pastores, evangelistas, presbíteros e os pregadores que anunciam a fala do nosso Deus. E, sua palavra nos ensina como nos livra quando é que não é Ele quem está falando. Jr 23.16 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades e falam visão do seu coração, não da boca do Senhor." e Evangelista João em sua carta diz: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1Jo 4.1" e o apóstolo Paulo diz aos tessalonicenses 5.20, 21 " Não desprezeis as profecias." "Examinei tudo. Retende o bem."
               Expus  isto, para o leitor analisar a questão de se ouvir a voz do Senhor e não tem problema nenhum sua fala passar pelo processo de provação, se é ou não vinda da sua parte. Porque não justifica o irmão, crente e salvo, não conseguir ouvir a voz do seu Senhor. Pois ouvindo e sendo a palavra do Senhor do Exércitos, tem que ser guardada, cumprida e praticada. Não há dúvida se não for a fala do nosso Deus não precisa nem analisar. É só rejeitar. Devemos lembrar que estamos numa batalha espiritual e que o nosso adversário pode se transforma em anjo de luz, II Co 11.14 "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." Então, não esqueçamos isto, é nossa salvação que está em jogo. A vitória está garantida, mas somente em Cristo Jesus, Rm 8.37.