sábado, 9 de abril de 2011

Quem merece verdadeiramente a adoração, Deus ou os santos?







Por falta de conhecimento e de interesse nos assuntos relacionados a Deus. Muitos ou quase todos preferem levar a vida de modo individual, seguindo seus próprios horizontes e seus seguindo seus próprios conhecimento. Na Bíblia está escrito:
Provébios 3.5-7 diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Não sejais sábios aos teus próprios olhos;
As palavras em negrito é para confirmar que o homem, ou seja, o homem no todo, "homem, mulher, criança ou idoso, ser humano." Não deve confiar no seu entendimento e nem na sua sabedoria. Em Jeremias 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
             O que tem esse capítulos e versículos sobre entendimento, sabedoria e coração? Sendo que a pergunta é sobre adoração. Bem, muitas pessoas estão andando segundo seus corações, nos seus caminhos e nos seus próprios pensamentos e, na verdade deveriam andar é segundo o coração, caminho e pensamento de Deus. Isto se confirma em Isaías 55.7-9 diz: Deixe o perverso o seu caminho, o iniquio, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos,  e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
                Agora, vamos entrar no assunto da adoração. Quem merece verdadeiramente a adoração, Deus ou os santos? Vou tentar juntar do primeiro livro até o último da Bíblia as passagens bíblicas referentes quem devemos exclusivamente e ao mesmo tempo justificar o porque da referência bíblica.
Em gênesis 2.7 diz: Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
            De já e, com entendimento o único merecedor de nossa adoração  é  Deus, o Deus Criador, o Senhor. Porquê?  Porque Deus nos formou e soprou a vida dentro do nosso corpo. Que na verdade o corpo não é nosso, é de Deus. Com esse ato da criação, somos propriedade dEle. O homem pensa que é senhor de si mesmo, que não precisa prestar conta com ninguém. Errado! Existe um dono do pó e do fôlego de vida.             Eclesiastes 12.7, e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Sendo assim, aqui está a primeira verdade de que Deus é o merecedor da nossa adoração.
               Existe uma frase dita por quase todos aqueles que não gosta de meditar, meditar é preciso! Que as palavras dita pelos crentes, evangélicos se refere a lei destes. Não, crente ou igreja nenhuma criou mandamentos para ir para o céu, para adorar a Deus. Deus, o legislador foi quem decretou os dez mandamentos. Para aqueles que creem que a Bíblia é a Palavra de Deus enviada e escrita por homens escolhidos por Ele. Então, os dez mandamentos é a lei de Deus para normatizar a conduta de suas criaturas, visando o bem estar no tocante a vida espiritual e consequentemente na vida humana. Meditamos nisso!
           Em Êxodo 20.3-5 diz: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais no filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem (...), observemos que os 03 (três) versículos são bem declarativo da ordem, mandado e preceito exigido por Deus para que eu, você e nós temos que a adorar somente Ele. Eis, aqui a segunda verdade de que Deus é o único a quem devemos adorar.
           No livro de Deuteronômio 4.12-19 diz: Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além  da voz, não vistes aparência nenhuma. Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também o Senhor me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois, cuidadosamente a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. Guarda-te não levantes os olhos para os  céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
           Está escrito que Deus é espírito, Jo 4.24 diz: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Então, Deus instruiu a Moisés quanto ao preceito de adoração, explicando que quando o Todo Poderoso falou com o povo, Israel, estes ouviram a voz. Deus se preocupou em não aparecer em forma física para que não fosse criado objetos de adoração o representando. Então, em verdade Deus que quer o adoremos e o reconhecemos como Ele o é, Espírito. Sabemos que é natural o homem "todo ser humano" quer contemplar a figura do divino. Moisés que falava com o Senhor quis conhecer a glória de Deus, ou seja, gostaria de vê-lo. É só ler a passagem bíblica, Êxodo 33.17-23, o homem natural não pode ver a face de Deus. Bom até aqui, dá para sentir que não pode existir mais dúvida de quem merece nossa adoração.
            Para continuar o raciocínio de que Deus quer ser visto e adorado, com tal, é que Isaías enfatiza e transmiti a Palavra de Deus dizendo: Is 42.8 Eu sou o Senhor, este é o meu nome, a minha glória, pois, não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Esta referência bíblica deixa bem claro de que Deus não divide sua glória e nem sua honra com outros deuses. Por quê? Meditemos! Deus fez os céus, a terra, às árvores e o principal o homem, assim, o santo tal, santo B, santo C tem que receber adoração, de quê? Os santos, por misericórdia do Santíssimo receberá quem merecer a vida eterna, mas não ser adorado. É certo de que os santos que canonizaram, talvez, serão santos, pois quando digo talvez é, porque Deus julgará também os santos. É um princípio, ou mandado de Deus o homem ser santo, todo homem "todo ser humano", pois está escrito: Levítico 11.45 Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo. Minha tristeza em saber disso e paro para imaginar o imenso número de pessoas que faleceram sem passar pelo processo de santificação. Quantas pessoas agora estão vivas "humanamente falando", estas na verdade estão mortas, pois estão longe de Deus, pois Deus é a vida, nossa vida. Deuteronômio 30.20 está escrito: amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos a sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longividade; (...)
             Sobre o processo de santificação, algo imprescindível, ou condicional para ter acesso no céu, para contemplar a face de Deus e o adorá-lo, precisamos da justificação, purificação e da santificação. Em Hebreus 12.14 diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Sem a santificação eu, você e nós não veremos a Deus. Meditemos! Ensinaram a nós que devermos adorar os santos, que estes podem rogar por nós, eu disse que os santos, justos serão julgados. I Pe 4.17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será  o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? Quando o apóstolo Pedro mencionou "começa por nós", ele também está incluído, ele é considerado santo, e, sua postura no evangelho confirma isso, creio plenamente. Então, se São Pedro passará pelo julgamento, o santo tal, o santo B, o santo C escaparia. Sei que o São Pedro, tem garantido sua defesa diante do tribunal de Cristo, tanto por cumprir as ordens do senhor e salvador, com testemunhar de que ele não é digno de ser  adorado. Leia  Ato 10.25,26 está escrito: E acontecendo que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Por que Pedro não recebeu a adoração?  O apóstolo Pedro já havia cometido um erro, negando o seu senhor, por isto ele foi perdoado. Não iria consentir com tão grave erro.
            Se os santos Francisco de Assis, Benedito, Lucia, Dulce e outros conseguiram a santificação, mas não se sabe se  a santificação foi conforme a vontade de Deus. Pode ter certeza se foi dentro dos princípios de Deus verão e estarão com o Rei da glória, o senhor Jesus Cristo. Como é a santificação conforme a vontade de Deus? No evangelho de Jo 1.12,13 está escrito: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. É preciso nascer de novo, crendo no nome de Jesus, receberemos o novo nascimento. O senhor Jesus explicou isso ao sacerdote Nicodemos, Jo 3.3 está escrito: Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Os ingredientes da santificação é crer no senhor Jesus; Jo.3.36, Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida (...); tem que seguí-lo Mateus 16.24 está escrito: Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; o senhor Jesus para receber abenção de ter sua santificação, demonstrou a nós os passos para se chegar ao céu, renunciou as coisas desse mundo, isto Ele já sendo totalmente santo, santíssimo. O senhor Jesus é o verdadeiro Santo. Pois, nasceu de uma virgem, através do poder de Deus; Lc 1.35 está escrito: E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamando Filho de Deus. Nasceu sem pecado, viveu e morreu sem pecado, Hb 4.15 está escrito: Porque não temos um sacerdote que não possa compadecer-se das nossas franquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. ressuscitou para confirma sua santidade.
             Do que precisamos mais saber para entendermos que Deus é único Santo, Deus, Senhor e Salvador, nisso estão incluídos seu Filho Jesus e seu Espírito Santo. Quais dos santos reconhecidos pelo mundo deixaram palavras sobre a verdade sobre o céu, sobre o plano de salvação, sobre o julgamento e como se livrar dele. Quem dentre os santos reconhecidos pelo mundo, desceu e subiu para o céu e, voltará; Jo 3.13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. E, está escrito em Ato 1.11, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. E, analisando essas declarações, quais dos santos teve anjos anunciando a chegada e saída de retorno ao céu. Só o senhor Jesus. Quais dos profetas enviados por Deus pronunciou profecias passadas, presentes ou futuras sobre os santos? As profecias existentes na Bíblia só apontam para o santo, senhor e salvador, Jesus Cristo.
          O que é adorar? Isto é, dentro do aceitar de Deus. Respondendo a pergunta é: prestar culto a divindade, ter extremado amor. E, é isso que Ele quer das suas criaturas. Uma adoração aceita por Deus começa quando oferecemos o melhor e não o pior do que temos. Gn 4.3-5 está escrito: E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta. Mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se  Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. Oferecer o melhor para Deus faz parte do ato de adoração, porque demonstra atitude de gratidão a Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário