segunda-feira, 18 de abril de 2011

Todos temos problemas. Quem resolverá o meu!?

 PROBLEMAS???

Todos temos problemas, dos mais diversos e complexos, a curto e a longo prazo. Os problemas podem ser originados pelo "eu" e pelo "tu" e, às vezes pelo "ele". Quase sempre ele aparece pelo "eu", mas dificilmente reconhecido, ou seja, eu sou problema para mim mesmo. Quando é pelo "tu", ainda assim sou eu o problema, porque devo ter forças para barrar o problema lançado pelo "tu" e, assim acontece quando o "ele" lançar ou querer envolver o "eu" no problema trazido por ele.
As três pessoas mencionadas individualmente tem seus respectivos problemas. Isto acontece naturalmente. Quem gosta de problemas, creio que a resposta será unânime: Ninguém. Assim, como o estresse é positivo e negativo. O problema é um mal, forçadamente necessário. Ele, querendo o não, no sentido positivo serve de sinal para que o "eu" faça alguma coisa. Do tipo está na hora de se mexer; como fazer; para que fazer e quando fazer. Existe uma frase que diz: A arte da vida não consiste em resolver o problema, mas crescer com eles (Bernand Baruch). O provérbio 6.6 diz: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A figura da formiga nesse provérbio é para o homem observar o seguinte: Antecipação do seu trabalho, para não ser pegas de surpresa. Antes de acontecer um problema qualquer, quase sempre percebesse sua aproximação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário