segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deus é amor, mas é justiça também.

O amor de Deus, é incondicional ou condicional?

                  Procurarei explicar este assunto tão profundo no mais simples entendimento sobre o assunto. Por mais que eu tenha passado pelo processo acadêmico, ainda, assim o tema sobre o amor de Deus é complexo e, só quem poderia mencionar com precisão é quem realmente demonstrou, sentiu e sofreu na pele a aplicação do amor de Deus em sua vida, esse alguém é o senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.
                  Quero com esse texto apenas expor o que eu entendo sobre o amor de Deus aos seres humanos. O amor ágape, conhecido como amor incondicional, conforme pesquisa na web. Na pesquisa ainda completa dizendo:" É amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade." Continuando a pesquisar encontrei uma explicação sobre o amor incondicional escrito pela senhora Ingrid Dalila, que diz:


            E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida. (http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3142)
           
               Este texto da senhora Ingrid, baseia o que disse antes, tentar entender o amor de Deus é complexo. Mas não é difícil e nem impossível. Ela mesma declara e se inclui na dificuldade, pois é ser humano. Mas com ajuda do Espirito Santo que é concedido aos que creem tornasse fácil compreender que Deus é amor, que Ele nos amou. E com propriedade a senhor Ingrid enumera os sentimentos compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego e etc. Porque Deus pratica todos esses atributos, pois Ele mesmo exige de nós a pratica desses sentimentos.
           Mesmo que seja ousadia minha analisar Deus, eu não sendo nada. Que Deus me perdoe e me conduza nessa jornada. Deus é Pai, pois é nosso Criador. Nesta qualidade Ele tem autoridade na criação de seus filhos. Ele pode corrigir e mesmo assim não estará deixando de amar seus filhos. No livro de Hebreus está escrito:

Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção. Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. (Hb 12. 6-8)

              Nosso Pai celestial nos corrigirá de quê? O que é que eu tenho praticado que preciso de correção? O amor de Deus não é incondicional, por que eu tenho que ser corrigido? Se é incondicional, qual é a diferença de bastardo para filho? Respondo essa última, posso ficar sem disciplina, sem correção e bastardo e, ainda permaneço filho.
             Como Pai, o Todo Poderoso é o exemplo de moral, ético e santo. Ele ensina através do seu Santo Espírito na revelação da sua Santa Palavra, passando a mesma autoridade aos pais da mesma seriedade na educação que devem transmitir a seus filhos. Por que Deus revela que os pais dever disciplinar seus filhos? Como está escrito em Provérbios:


O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga. (Pr 13.24)
A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele. (Pr 22.15)
Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigará com a vara e livrará a sua alma do inferno. ( Pr 23.13,14)
           
              Os provérbios mencionados tratam de correção. Correção esta que é de responsabilidade dos pais. Essa atitude tem objetivo primeiro: demonstrar o verdadeiro amor, incondicional, mas responsável. A criança é muito vulnerável a influencia do inimigo da nossa alma, por isso o provérbio disse: "A estultícia está ligada ao coração do menino..." o que é estultícia? O dicionário diz: é o néscio, insensato, tolo.

               O amor incondicional de Deus é real e verdadeiro. Ele está operando entre todos os seres humanos sem acepção de pessoas como está escrito em Atos 10. 34. Mas o que é incondicional? O dicionário diz: Que não se sujeita a condições. Então o amor incondicional não tem obstáculo para o senhor Deus me amar, mesmo eu sendo pecador e continuar pecando, mesmo assim, Deus me ama. Mesmo eu morrendo pecador, ainda, assim Deus me receberá no paraíso celestial. O que eu entendo por incondicional, amor incondicional de Deus é isto. Porém, não é assim que eu vivo, ou seja, não vivo confiando nesse amor incondicional, porque Deus me concedeu a oportunidade de receber esse amor, porque eu estava morto nos meus delitos e pecados, Efésios 2.1, contudo por Ele não fazer acepção de pessoas, acepção é encontrada, mais ou menos umas seis vezes no NT, nas seguintes referências bíblicas (Atos 10.34; Rm 2.11;Ef 6.9; Cl 3.25; Tg 2.1,9 e I Pe 1.17) e, o que é acepção? é preferência, ou seja, o amor de Deus, a justiça de Deus, a bondade de Deus aqui na terra, a preferência dEle é por todos. Ele escolheu e preferiu todos os seres humanos para participarem do plano de salvação dEle. 
               Analisando a passagem bíblica em 1 Pedro 1.17, por  favor leia todo o capítulo para evitar heresia, má interpretação. O apóstolo Pedro através de sua carta está exortando os cristãos a santidade, até chegar no versículo mencionado, onde ele adverti que Deus não tem favoritismo, as obras que nós realizarmos aqui na terra, o Todo Poderoso nos julgará conforme elas. Destarte, o amor  incondicional deve ser visto na perspectiva de que estamos sendo contemplados, hoje com essa incondicionalidade. Pois a salvação de Deus, na qual está inserida o amor de Deus deve ser vivida, agora, como está escrito em Rm 13.11, sendo assim, aconselho que aqueles confiam no amor incondicional de Deus, procure firmar e assegurar de que está abraçando essa chance de alcançar o Reino de Deus, o Paraíso, o Descanso de nossas almas. E, ainda de concertar suas veredas, caminhos, estradas, conforme falou o profeta João Batista em Mateus 3.3. 
Outro conselho, o amor incondicional de Deus tem prazo é só, enquanto, dura a dispensação da graça, Jo 1.17, o favor imerecido, a qual estamos vivendo. João 3.16, versículo conhecido "Deus amou o mundo de uma tal maneira..." Inexplicável amor de Deus derramado a todos os seres humanos. 

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, muito esclarecedor. Concordo com o que foi exposto, acredito na incondicionalidade do amor de Deus da forma que foi colocado neste blog, no entanto, como foi dito, este amor incondicional de DEUS tem prazo, enquanto dura a dispensação da graça, logo, um dos atributos deste amor manifesta-se-á, A JUSTIÇA DE DEUS à todos que recusaram este tão sublime amor de Deus.

    ResponderExcluir