segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Descobrindo o purgatório.

Descobrimento do Brasil

                     Segundo a história relatada por historiadores em livro e hoje encontrada na internet. O Brasil foi descoberto em 1500, pelos portugueses. Mas a terra brasileira já existia e povoada por pessoas. Então a palavra certa é conquistada e, não descoberta. Assim, também é o assunto que abordarei aqui, sobre Descobrimento e/ou se alguém tiver mencionado sobre o purgatório, posso ter descoberto ou conquistado onde é o purgatório verdadeiro. Pois o purgatório existe! Não lugar onde a muito tempo atrás e ainda hoje é ensinado erroneamente. O ensinamento tem sido que as almas depois que morrem, vai para um lugar conhecido por purgatório, passar pelo processo de purificação, para entrar puro no céu. Esses lideres religiosos ainda fundamentam com texto bíblico a doutrina desse purgatório em algum lugar nas regiões celestiais, o texto é:
Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno. Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil. (Mateus 5. 21-26)
                   Quando o senhor Jesus Cristo proferiu estas palavras ele estava no monte das oliveiras, ensinando através do sermão. Naquele dia, o único salvador estava aconselhando o povo daquele dia e os de hoje como se relacionar uns com os outros. Neste relacionamento é primordial haver paz. Povo judeu quando chegar o tempo de sacrificar precisar está puro, para que Deus, o verdadeiro Santo dos  santos pudesse receber as ofertas. Então o senhor Jesus está advertindo que aquele que tiver alguma dívida com seu próximo, enquanto, estamos aqui na terra devemos nos reconciliar uns aos outros. No caso dos judeus da época do senhor Jesus era cultural isso, se entre os hebreus alguém tinha alguma dívida deveria pagar logo ao seu adversário. Antes que este levasse o caso ao juiz, mas juiz mesmo e, este jurista caso o devedor não pagasse iria para prisão, mas prisão mesmo igual existe hoje. Essa passagem é literal. Porém tendo conotação espiritual, pois a reconciliação exigida por Deus como forma de nos relacionarmos no amor, na paz e na alegria e, não em guerra, serve tanto aqui na terra como na nova Jerusalém.
                         Podemos encontrar passagens bíblicas relacionadas com a preocupação do senhor Jesus em que os seres humanos vivam reconciliados e em paz. Mateus 18.21,22 está escrito: Então, Pedro aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vez sete. Após estas palavras o senhor Jesus faz uma comparação, o rei e o devedor, este devedor foi perdoado pelo rei, no entanto, o devedor encontrou alguém que lhe devia e porque não pagou foi posto na prisão. Podemos analisar que a questão de dívida era tratado caso não houvesse pagamento, como forma de pressão, a prisão ajudaria a resolver a pendência. No céu não será assim. Entre o céu, paraíso ou inferno não existe meio termo, ou seja, não existe um lugar que facilite a entrada de qualquer ser humano no céu, depois da morte.
O que é purgatório? Ferreira (2001, p. 568) conceitua: "Lugar de purificação das almas dos justos, antes de admitidas na bem-aventurança." Conforme site <www.almasdopurgatorio.com,br> define"O purgatório é um lugar de sofrimentos em que as almas se purificam, solvendo suas dívidas, antes de serem admitidas no céu, onde só entrará quem for puro." Analisando os conceitos e é correto para entrar no céu é necessário ser puro. Mas realmente todos os homens tem dívidas para com Deus. A dívida é, o pecado. Com a queda do nosso pai humano, Adão. Todos pecaram, se afastaram ou se distanciaram do Pai, o Deus Criador. Hoje todos estão na condição de desobedientes. E, desobedecer é o pecado. Nisto, ou seja, por causa do pecado estamos endividados com Deus. Todavia, pela misericórdia do Todo Poderoso, este providenciou uma maneira de receber o pagamento pela dívida que nós homens estamos devendo. Deus olhou para está terra "mundo" e não encontrou nem um justo sequer, Rm 3.10, como está escrito: Não há um justo, nem um sequer." Sl 14.2 está escrito: " O Senhor (Deus) olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse estendimento e buscasse a Deus." Alguém em quem Ele escolheria para realizar o pagamento por nós. Mas não foi encontrado, então, o Eterno por si mesmo providenciou um homem segundo o seu coração. Um homem que lhe daria prazer e satisfação no preço que seria pago. Um homem que justo, santo e puro em todos os sentidos, porque para cobrar, Ele precisava dá exemplo. Este homem é o seu próprio filho, a quem chama de Jesus Cristo. Neste homem está todos os critérios exigidos por Deus, o Criador como forma de pagamento pelas dívidas de todos os homens que desobedeceram a Ele. Porém nós precisamos crer neste homem e obedecê-lo.
 Saiba onde é o purgatório!
Considerando que este lugar ou condição serve como preparação da alma chegar ao céu, após a morte. Isto conforme ensinamento ou entendimento de alguém que não meditou bastante para entender os ensinamentos deixados pelo Senhor Jesus de como chegar ao céu, ao paraíso, ao descanso eterno. Observando e, creio que Deus me deu esse entendimento. Vejamos, segundo o site <pt.wikipedia.org> diz " A Igreja Católica dá o nome de Purgatório a purificação das almas que morrem na graça de Deus e na sua amizade, mas ainda são imperfeitas e portanto precisam ser purificadas " É um lugar de purificação, porque as almas mortas não se tornaram perfeitas. Biblicamente, o ensinamento deixado pelo Senhor Jesus, que está em vigor até, hoje e estará legal por toda eternidade. Afirma, na questão de purificação: Jo 15.3 está escrito "Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado." O Senhor Jesus é o verbo, verbo é a palavra, Jo 1.1 está escrito: No principio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." O Senhor Jesus na sua peregrinação deu exemplo de como o homem estaria puro. Jo 13. 9, 10 está escrito: "Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos." A purificação dos homens, mulheres, crianças e idosos só poderá acontecer mediante alimentação da palavra de Deus. Se tornarão puros pelo Verbo de Deus. Mas essa purificação começa aqui. O purgatório é aqui, na terra. O processo de purificação se inicia, primeiramente, estando nós aqui neste mundo; tendo por prioridade reconhecer o Senhor e Salvador Jesus Cristo, sendo o Único, mas Único Purificador das almas endividadas. Nas Sagradas Escrituras no livro do evangelista João 3.3 revela: "Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino dos céus."A Bíblia revela: Jo 1. 29 diz: "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." O pecado é a dívida, é mancha. E, só o Cordeiro de Deus pode pagar e apagar essa dívida. Após o Cordeiro de Deus tirar a mancha do pecado dos homens e, ainda, assim, estando no inicio do processo. Mateus 26.28 está escrito: "Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados."  
Referente a perfeição
                               

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deus é amor, mas é justiça também.

O amor de Deus, é incondicional ou condicional?

                  Procurarei explicar este assunto tão profundo no mais simples entendimento sobre o assunto. Por mais que eu tenha passado pelo processo acadêmico, ainda, assim o tema sobre o amor de Deus é complexo e, só quem poderia mencionar com precisão é quem realmente demonstrou, sentiu e sofreu na pele a aplicação do amor de Deus em sua vida, esse alguém é o senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus.
                  Quero com esse texto apenas expor o que eu entendo sobre o amor de Deus aos seres humanos. O amor ágape, conhecido como amor incondicional, conforme pesquisa na web. Na pesquisa ainda completa dizendo:" É amor paternal e a maneira que Deus ama a humanidade." Continuando a pesquisar encontrei uma explicação sobre o amor incondicional escrito pela senhora Ingrid Dalila, que diz:


            E o que significa este Amor Incondicional? É tão divino que o humano tem dificuldade até na compreensão desta expressão... é o caminhar na vida levando compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego... dar valor ao que realmente tem valor, é não ficar preso a palavras, gestos, fatos, eventos, situações emocionais; é relevar com compaixão as mágoas, as injustiças, as decepções vividas no nosso cotidiano... é compreender que tudo isto é muito pequeno comparado com a grandeza da alma, com a grandeza da vida. (http://www.stum.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=3142)
           
               Este texto da senhora Ingrid, baseia o que disse antes, tentar entender o amor de Deus é complexo. Mas não é difícil e nem impossível. Ela mesma declara e se inclui na dificuldade, pois é ser humano. Mas com ajuda do Espirito Santo que é concedido aos que creem tornasse fácil compreender que Deus é amor, que Ele nos amou. E com propriedade a senhor Ingrid enumera os sentimentos compaixão, compreensão, perdão, tolerância, desapego e etc. Porque Deus pratica todos esses atributos, pois Ele mesmo exige de nós a pratica desses sentimentos.
           Mesmo que seja ousadia minha analisar Deus, eu não sendo nada. Que Deus me perdoe e me conduza nessa jornada. Deus é Pai, pois é nosso Criador. Nesta qualidade Ele tem autoridade na criação de seus filhos. Ele pode corrigir e mesmo assim não estará deixando de amar seus filhos. No livro de Hebreus está escrito:

Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção. Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos. (Hb 12. 6-8)

              Nosso Pai celestial nos corrigirá de quê? O que é que eu tenho praticado que preciso de correção? O amor de Deus não é incondicional, por que eu tenho que ser corrigido? Se é incondicional, qual é a diferença de bastardo para filho? Respondo essa última, posso ficar sem disciplina, sem correção e bastardo e, ainda permaneço filho.
             Como Pai, o Todo Poderoso é o exemplo de moral, ético e santo. Ele ensina através do seu Santo Espírito na revelação da sua Santa Palavra, passando a mesma autoridade aos pais da mesma seriedade na educação que devem transmitir a seus filhos. Por que Deus revela que os pais dever disciplinar seus filhos? Como está escrito em Provérbios:


O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga. (Pr 13.24)
A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele. (Pr 22.15)
Não retires a disciplina da criança, porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigará com a vara e livrará a sua alma do inferno. ( Pr 23.13,14)
           
              Os provérbios mencionados tratam de correção. Correção esta que é de responsabilidade dos pais. Essa atitude tem objetivo primeiro: demonstrar o verdadeiro amor, incondicional, mas responsável. A criança é muito vulnerável a influencia do inimigo da nossa alma, por isso o provérbio disse: "A estultícia está ligada ao coração do menino..." o que é estultícia? O dicionário diz: é o néscio, insensato, tolo.

               O amor incondicional de Deus é real e verdadeiro. Ele está operando entre todos os seres humanos sem acepção de pessoas como está escrito em Atos 10. 34. Mas o que é incondicional? O dicionário diz: Que não se sujeita a condições. Então o amor incondicional não tem obstáculo para o senhor Deus me amar, mesmo eu sendo pecador e continuar pecando, mesmo assim, Deus me ama. Mesmo eu morrendo pecador, ainda, assim Deus me receberá no paraíso celestial. O que eu entendo por incondicional, amor incondicional de Deus é isto. Porém, não é assim que eu vivo, ou seja, não vivo confiando nesse amor incondicional, porque Deus me concedeu a oportunidade de receber esse amor, porque eu estava morto nos meus delitos e pecados, Efésios 2.1, contudo por Ele não fazer acepção de pessoas, acepção é encontrada, mais ou menos umas seis vezes no NT, nas seguintes referências bíblicas (Atos 10.34; Rm 2.11;Ef 6.9; Cl 3.25; Tg 2.1,9 e I Pe 1.17) e, o que é acepção? é preferência, ou seja, o amor de Deus, a justiça de Deus, a bondade de Deus aqui na terra, a preferência dEle é por todos. Ele escolheu e preferiu todos os seres humanos para participarem do plano de salvação dEle. 
               Analisando a passagem bíblica em 1 Pedro 1.17, por  favor leia todo o capítulo para evitar heresia, má interpretação. O apóstolo Pedro através de sua carta está exortando os cristãos a santidade, até chegar no versículo mencionado, onde ele adverti que Deus não tem favoritismo, as obras que nós realizarmos aqui na terra, o Todo Poderoso nos julgará conforme elas. Destarte, o amor  incondicional deve ser visto na perspectiva de que estamos sendo contemplados, hoje com essa incondicionalidade. Pois a salvação de Deus, na qual está inserida o amor de Deus deve ser vivida, agora, como está escrito em Rm 13.11, sendo assim, aconselho que aqueles confiam no amor incondicional de Deus, procure firmar e assegurar de que está abraçando essa chance de alcançar o Reino de Deus, o Paraíso, o Descanso de nossas almas. E, ainda de concertar suas veredas, caminhos, estradas, conforme falou o profeta João Batista em Mateus 3.3. 
Outro conselho, o amor incondicional de Deus tem prazo é só, enquanto, dura a dispensação da graça, Jo 1.17, o favor imerecido, a qual estamos vivendo. João 3.16, versículo conhecido "Deus amou o mundo de uma tal maneira..." Inexplicável amor de Deus derramado a todos os seres humanos. 

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dizem: Só não tem jeito pra morte.

Medite nessas passagens bíblicas, a Palavra de Deus.

 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crê tu isso? Jo 11.25,26

Esta passagem se refere a morte e a ressurreição, situação real a todos os seres humanos. O nosso senhor Jesus é a principal testemunha e o real exemplo, pois ele se tornou o primeiro da vida e da morte, das quais ele é o senhor. Esta citação bíblica é para nosso conhecimento no sentido humano, ou seja, nossa esperança de que morreremos, todavia, ressurgiremos. Mas só que antes tem uma preparação, a saber, o arrependimento, a santificação e a confissão do nome do senhor Jesus como prova da nova vida. Em quanto estamos aqui, somos sujeitos a passar pelo processo da morte corporal.

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo 5.24

Este versículo combina com o anterior, pois é preciso crê em nosso senhor Jesus. Destarte, a confiança ao que tem fé nisso morrerá aqui na terra, mas continuará vivo, pois passará da morte para a vida. Pena que alguns não crê nisso! Estão enganados quanto a esse processo. Pensam que é só se arrepender no último dia, no último suspiro, que Deus perdoa, porque Deus é amor. Muitos estão passando para a outra vida em situações que com certeza, gostariam de mudar se houvesse oportunidade de voltarem. Foi o caso do Rico, leia:
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.

Muitos não sabem mais existem duas mortes; a primeira é física, conforme Salomão escreveu: e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Ec 12.7. E, a segunda é a espiritual, ou seja, a separação de Deus. Na segunda morte, que não é morrer propriamente dito, mas é estar vivo, só que separado de Deus, viver nas trevas em tormento eternamente. Deus é a vida e, o Deus Pai passou a  vida para seu filho, Jesus Cristo. No livro de Apocalipse "Revelação" está escrito: Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão como ele mil anos. Ap. 20.6, Na passagem da morte para a vida, já estando na vida a segunda morte não tem poder sob aqueles que confessaram o nome do Sr. Jesus em vida. Essa segunda morte confirmada no versículo 6, quem passar por ela viverá em choro, ranger de dentes e muito calor, mas não é um calor igual ao nosso, do Piauí, mas um calor comparado ao da fornalha ardente do livro de Daniel.
A pergunta é. Qual é a primeira ressurreição? Como participar da primeira ressurreição? Para ser bem claro, eu e muitos, mas muitos já estamos participando dessa ressurreição. Lembre-se está em Jo 11.25, o senhor Jesus é a ressurreição. Medite, ele ressuscitou, ele é a primazia de tudo. A primeira ressurreição é esta que estamos seguindo ao encontro do noivo da igreja. A primeira ressurreição está na passagem da morte para a vida; está dormindo na esperança, na fé da promessa do senhor Jesus de vida eterna e está escrito no livro da vida. A segunda ressurreição que será para no juízo, que também podemos entender sendo a segunda morte, pois todos nós, do inicio ao dia do juízo, todos ressurgiram uns para condenação e outros para entrar na vida. Assim está escrito: E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, Hb 9.27; então, tem muita referência bíblica apontando para a condição do homem em relação a sua saída da escravidão (prisão de pecado) no mundo e sua liberdade e descanso (sem pecado) no céu. Aqueles que tiverem  escolhido "livre arbítrio" a vida (Deus, Jesus) escolheram bem, mas os que quiseram a morte (o diabo) escolheram mal, muito mal. Pois essas escolhas, após a passagem deste mundo para o novo céu, não tem como voltarem mais atrás, não terá arrependimento, nem choro e atitude de coitadinho.
O apóstolo Paulo alertou: Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque quem semeia na sua carne, da carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. Gálatas 6.7,8
O titulo deste texto está voltado para uma meditação de uma solução sobre algo que para maioria é impossível. Impossível no sentido de que as pessoas não creem na palavra de Deus, a Bíblia, como plano de salvação. Não consegue perceber a seria aplicação de Deus para salvar todos os seres humanos. Por incrível que pareça, Deus planejou salvar os homens da ira dEle, ou seja, medite, Deus é amor, quando ele está avisando que quer salvar, reconciliar e trazer os homens para Ele através do seu Filho. Todavia, não conseguem compreender que o mesmo Deus, irá castigá-los. Este castigo é a morte, a segunda morte, ou seja, a eterna separação do homem de Deus.
Mas não quero apavorar ninguém, como se fosse um apelo para alguém ir para uma igreja evangélica, ou aceitar ao Senhor Jesus apenas por medo. Claro que é natural o medo de padecer sofrimento eterno. Contudo, devemos aceitar ao senhor, conforme o mandamento: Amar o nosso Deus de todo o coração, de toda alma e de todo entendimento. Ou seja, de corpo, alma e mente. Então, há um solução, um jeito para morte, sim, sim, sim, sim.... a solução é o senhor Jesus, o senhor da vida tanto aqui como lá, no céu de glória.
leia: O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu (Jesus) vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Jo 10.10. Por que em abundância, porque é o cumprimento da promessa a vida eterna, sem fim. Então, como pessoas dizem: Só não tem jeito pra morte. Você fique sabendo, o senhor Jesus é a solução para a morte. Ele é a vida. Vamos fundamentar, está escrito: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Jo 14.6. Para ir ao Pai, Deus tem que passar pelo senhor Jesus, por quê? O senhor Jesus respondeu: porque ele é vida. Ele precisa vivificar você, eu, tu, aquele e todo ser humano. Só o senhor Jesus vivifica. Vamos lembrar o que o senhor Jesus ensinou sobre a importância dEle morrer. João 12.24 escreveu inspirado pelo Espírito Santo: Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. O grão é o senhor Jesus para que o plano de salvação funcionasse foi necessário o Sr. Jesus morrer e, hoje estão os frutos, que são aqueles que receberam a Ele como senhor e salvador. Eu sou fruto da morte e ressurreição do sacrifício de redenção e reconciliação deste Santo e maravilhoso Deus.
Dizer que só não tem jeito pra morte é o mesmo que confirmar: Vou viver só aqui na existência da terra; para mim, não existe Deus; para mim, não existe plano de salvação, vinda da parte de Deus; e, não existe céu, nem inferno e tudo que contém na Bíblia é só estória.    

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Só ouvir falar!

O ser humano é preguiçoso, gosta das coisas fáceis, sem muito trabalho, seja no labor, no alimento e outras coisas a mais. Deus deu o raciocínio para o ser humano pensar, analisar e escolher o que é melhor e certo. Mas o ser humano, só gosta das coisas que vem a ele pelo outro. Vou esclarecer o que quero dizer. Por duas vezes, observei que o ser humano, só sabe, conhece e adquiri informação, SÓ DE OUVIR FALAR! O ser humano é curioso, mas só pelo seu interesse, "interesse". Se for fofoca aprende e repassa. É esporte, política ou outro assunto procura saber, mas se é religião não se discute. Alguns até tentam, mas logo desiste. 
Digo isso, porque o ser humano só ouvir falar da criação e, isso é suficiente para se comunicar com outro ser humano. Eu estava de serviço e alguns seres humanos conversavam comigo sobre Deus, o homem e sobre o Sr. Jesus. O ser humano ouvir que a criação não existia somente Adão e Eva, além deles em terras distantes na mesma época, já havia outros seres humanos. Só porque Caim foi expulso da habitação de seu pai, Adão. A verdade, segundo o entendimento bíblico, eu creio, é: Depois que Adão foi expulso do paraiso e, colocado na terra, os dois filhos mais velhos do primeiro casal foram Caim e Abel, quando ocorreu o episódio do primeiro homicídio, a palavra de Deus não diz quanto anos os dois irmãos tinham. Coragem leia Genesis 4. O mais correto, pode conferir, na questão de Caim ter achado sua esposa/irmã, está escrito em Genesis 5.5, que diz: E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Então, do primeiro casal nasceram filhos e filhas. Ah! Como pode, não é pecado. Sim, mas isto aconteceu antes da lei "Os dez mandamentos". A ordem de Deus no princípio era multiplica-vos e enchei a terra. Com a terra cheia. Deus pôde administrar, só que a maldade do coração do homem extrapolou, desviando os propósito de Deus. Então, pelo pecado exagerado, Deus encontra Noé, ser humano justo no meio das maldades e, o livra juntamente com sua família. O senhor Deus Todo Poderoso limpa a maldade da terra e, recomeça a criação com Noé e sua família, novamente a ordem de Deus é multiplica-vos e enchei a terra. Deus faz o pacto "a aliança". Observe que o Senhor vai administrando e conduzindo os seres humanos para os mandamentos, pois os filhos de Noé tem suas próprias esposas e cada um desses casais se tornam donos de cidades. Deles surgem as civilizações. Na torre de Babel, eles estão unidos em um mesmo lugar, novamente se desviando do propósito de Deus sobre a ordem de multiplicar e encher a terra.  Deus que conhece e está no controle de tudo e de todos resolve intervir na construção da torre. Espalhando eles pela face da terra. 

sábado, 23 de abril de 2011

                                                                            

quinta-feira, 21 de abril de 2011

A Páscoa, qual o verdadeiro sentido?

                                                                             


                                                         
                              Há mais de dois mil anos que se comemora a páscoa. A páscoa a princípio é de cultura judaica tendo seu inicio no Êxodo. Moisés considerado o autor do livro de Êxodo constou essa passagem da vida do povo de Israel em dois sentido, o histórico e o espiritual. Apenas o histórico e mal interpretado é conhecido pelo mundo. Mal entendido porque a páscoa é ensinada como sendo comercial e religiosa. Posso ser questionado, mas é religiosa. Não, não é religiosa, o sentido verdadeiro é espiritual. O senhor Jesus ensinou que suas palavras contida na Bíblia são: João 6.63 está escrito: O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Com base nestas palavras do senhor Jesus confirmar-se que a páscoa é espiritual, pois o sentido, a prática e os fatos deste evento são reais e causará um impacto na vida de toda humanidade, esta tem conhecimento, porém sem entendimento.
                               Dentro da ordem dos acontecimentos relacionados a páscoa começarei com a referência bíblica. Êxodo, capítulo 12. Coloco para meditação todo o capítulo, porque é bom preservar o texto e o contexto, para fugir de qualquer heresia. Sou ensinado pelo senhor Jesus, de que eu receberia o Espírito da verdade e, recebi, pois o Cordeiro é a verdade. Então, o inicio da páscoa foi estabelecido por Deus normatizando o Pacto, entre Ele e o seu povo escolhido. Deus escolheu Moisés e o comissionou para líder, legislador e intercessor de Israel. Os hebreus antes de Deus instituir a páscoa, eles já estavam a quatrocentos anos na terra do Egito. Esta nação escravizou os judeus e, Deus providenciou o socorro e ao mesmo tempo, dando cumprimento a sua promessa de dá uma terra prometida ao profeta e patriarca Abraão. Por causa da prepotência do rei faraó em si considerar deus e possuir inumeros deuses. Deus o Todo Poderoso ensinou ao rei faraó quem era e é o verdadeiro Deus. No final do ensinamento ao rei faraó, Deus revelou a Moisés o que eles deveriam realizar antes da libertação deles.
                           Aquela libertação seria o dia principal e memorial, para ser realizada e lembrada de geração a geração. 

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Todos temos problemas. Quem resolverá o meu!?

 PROBLEMAS???

Todos temos problemas, dos mais diversos e complexos, a curto e a longo prazo. Os problemas podem ser originados pelo "eu" e pelo "tu" e, às vezes pelo "ele". Quase sempre ele aparece pelo "eu", mas dificilmente reconhecido, ou seja, eu sou problema para mim mesmo. Quando é pelo "tu", ainda assim sou eu o problema, porque devo ter forças para barrar o problema lançado pelo "tu" e, assim acontece quando o "ele" lançar ou querer envolver o "eu" no problema trazido por ele.
As três pessoas mencionadas individualmente tem seus respectivos problemas. Isto acontece naturalmente. Quem gosta de problemas, creio que a resposta será unânime: Ninguém. Assim, como o estresse é positivo e negativo. O problema é um mal, forçadamente necessário. Ele, querendo o não, no sentido positivo serve de sinal para que o "eu" faça alguma coisa. Do tipo está na hora de se mexer; como fazer; para que fazer e quando fazer. Existe uma frase que diz: A arte da vida não consiste em resolver o problema, mas crescer com eles (Bernand Baruch). O provérbio 6.6 diz: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio. A figura da formiga nesse provérbio é para o homem observar o seguinte: Antecipação do seu trabalho, para não ser pegas de surpresa. Antes de acontecer um problema qualquer, quase sempre percebesse sua aproximação. 

sábado, 9 de abril de 2011

Quem merece verdadeiramente a adoração, Deus ou os santos?







Por falta de conhecimento e de interesse nos assuntos relacionados a Deus. Muitos ou quase todos preferem levar a vida de modo individual, seguindo seus próprios horizontes e seus seguindo seus próprios conhecimento. Na Bíblia está escrito:
Provébios 3.5-7 diz: Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Não sejais sábios aos teus próprios olhos;
As palavras em negrito é para confirmar que o homem, ou seja, o homem no todo, "homem, mulher, criança ou idoso, ser humano." Não deve confiar no seu entendimento e nem na sua sabedoria. Em Jeremias 17.9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
             O que tem esse capítulos e versículos sobre entendimento, sabedoria e coração? Sendo que a pergunta é sobre adoração. Bem, muitas pessoas estão andando segundo seus corações, nos seus caminhos e nos seus próprios pensamentos e, na verdade deveriam andar é segundo o coração, caminho e pensamento de Deus. Isto se confirma em Isaías 55.7-9 diz: Deixe o perverso o seu caminho, o iniquio, os seus pensamentos; converta-se ao Senhor, que se compadecerá dele, e volte-se para o nosso Deus, porque é rico em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor, porque, assim como os céus são mais altos do que terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos,  e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
                Agora, vamos entrar no assunto da adoração. Quem merece verdadeiramente a adoração, Deus ou os santos? Vou tentar juntar do primeiro livro até o último da Bíblia as passagens bíblicas referentes quem devemos exclusivamente e ao mesmo tempo justificar o porque da referência bíblica.
Em gênesis 2.7 diz: Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.
            De já e, com entendimento o único merecedor de nossa adoração  é  Deus, o Deus Criador, o Senhor. Porquê?  Porque Deus nos formou e soprou a vida dentro do nosso corpo. Que na verdade o corpo não é nosso, é de Deus. Com esse ato da criação, somos propriedade dEle. O homem pensa que é senhor de si mesmo, que não precisa prestar conta com ninguém. Errado! Existe um dono do pó e do fôlego de vida.             Eclesiastes 12.7, e o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Sendo assim, aqui está a primeira verdade de que Deus é o merecedor da nossa adoração.
               Existe uma frase dita por quase todos aqueles que não gosta de meditar, meditar é preciso! Que as palavras dita pelos crentes, evangélicos se refere a lei destes. Não, crente ou igreja nenhuma criou mandamentos para ir para o céu, para adorar a Deus. Deus, o legislador foi quem decretou os dez mandamentos. Para aqueles que creem que a Bíblia é a Palavra de Deus enviada e escrita por homens escolhidos por Ele. Então, os dez mandamentos é a lei de Deus para normatizar a conduta de suas criaturas, visando o bem estar no tocante a vida espiritual e consequentemente na vida humana. Meditamos nisso!
           Em Êxodo 20.3-5 diz: Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais no filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem (...), observemos que os 03 (três) versículos são bem declarativo da ordem, mandado e preceito exigido por Deus para que eu, você e nós temos que a adorar somente Ele. Eis, aqui a segunda verdade de que Deus é o único a quem devemos adorar.
           No livro de Deuteronômio 4.12-19 diz: Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além  da voz, não vistes aparência nenhuma. Então, vos anunciou ele a sua aliança, que vos prescreveu, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra. Também o Senhor me ordenou, ao mesmo tempo, que vos ensinasse estatutos e juízos, para que os cumprísseis na terra a qual passais a possuir. Guardai, pois, cuidadosamente a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus, semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há nas águas debaixo da terra. Guarda-te não levantes os olhos para os  céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo o exército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
           Está escrito que Deus é espírito, Jo 4.24 diz: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Então, Deus instruiu a Moisés quanto ao preceito de adoração, explicando que quando o Todo Poderoso falou com o povo, Israel, estes ouviram a voz. Deus se preocupou em não aparecer em forma física para que não fosse criado objetos de adoração o representando. Então, em verdade Deus que quer o adoremos e o reconhecemos como Ele o é, Espírito. Sabemos que é natural o homem "todo ser humano" quer contemplar a figura do divino. Moisés que falava com o Senhor quis conhecer a glória de Deus, ou seja, gostaria de vê-lo. É só ler a passagem bíblica, Êxodo 33.17-23, o homem natural não pode ver a face de Deus. Bom até aqui, dá para sentir que não pode existir mais dúvida de quem merece nossa adoração.
            Para continuar o raciocínio de que Deus quer ser visto e adorado, com tal, é que Isaías enfatiza e transmiti a Palavra de Deus dizendo: Is 42.8 Eu sou o Senhor, este é o meu nome, a minha glória, pois, não darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Esta referência bíblica deixa bem claro de que Deus não divide sua glória e nem sua honra com outros deuses. Por quê? Meditemos! Deus fez os céus, a terra, às árvores e o principal o homem, assim, o santo tal, santo B, santo C tem que receber adoração, de quê? Os santos, por misericórdia do Santíssimo receberá quem merecer a vida eterna, mas não ser adorado. É certo de que os santos que canonizaram, talvez, serão santos, pois quando digo talvez é, porque Deus julgará também os santos. É um princípio, ou mandado de Deus o homem ser santo, todo homem "todo ser humano", pois está escrito: Levítico 11.45 Eu sou o Senhor, que vos faço subir da terra do Egito, para que eu seja vosso Deus; portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo. Minha tristeza em saber disso e paro para imaginar o imenso número de pessoas que faleceram sem passar pelo processo de santificação. Quantas pessoas agora estão vivas "humanamente falando", estas na verdade estão mortas, pois estão longe de Deus, pois Deus é a vida, nossa vida. Deuteronômio 30.20 está escrito: amando o Senhor, teu Deus, dando ouvidos a sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longividade; (...)
             Sobre o processo de santificação, algo imprescindível, ou condicional para ter acesso no céu, para contemplar a face de Deus e o adorá-lo, precisamos da justificação, purificação e da santificação. Em Hebreus 12.14 diz: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor. Sem a santificação eu, você e nós não veremos a Deus. Meditemos! Ensinaram a nós que devermos adorar os santos, que estes podem rogar por nós, eu disse que os santos, justos serão julgados. I Pe 4.17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será  o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus? Quando o apóstolo Pedro mencionou "começa por nós", ele também está incluído, ele é considerado santo, e, sua postura no evangelho confirma isso, creio plenamente. Então, se São Pedro passará pelo julgamento, o santo tal, o santo B, o santo C escaparia. Sei que o São Pedro, tem garantido sua defesa diante do tribunal de Cristo, tanto por cumprir as ordens do senhor e salvador, com testemunhar de que ele não é digno de ser  adorado. Leia  Ato 10.25,26 está escrito: E acontecendo que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo e, prostrando-se a seus pés, o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem. Por que Pedro não recebeu a adoração?  O apóstolo Pedro já havia cometido um erro, negando o seu senhor, por isto ele foi perdoado. Não iria consentir com tão grave erro.
            Se os santos Francisco de Assis, Benedito, Lucia, Dulce e outros conseguiram a santificação, mas não se sabe se  a santificação foi conforme a vontade de Deus. Pode ter certeza se foi dentro dos princípios de Deus verão e estarão com o Rei da glória, o senhor Jesus Cristo. Como é a santificação conforme a vontade de Deus? No evangelho de Jo 1.12,13 está escrito: Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. É preciso nascer de novo, crendo no nome de Jesus, receberemos o novo nascimento. O senhor Jesus explicou isso ao sacerdote Nicodemos, Jo 3.3 está escrito: Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Os ingredientes da santificação é crer no senhor Jesus; Jo.3.36, Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida (...); tem que seguí-lo Mateus 16.24 está escrito: Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz e siga-me; o senhor Jesus para receber abenção de ter sua santificação, demonstrou a nós os passos para se chegar ao céu, renunciou as coisas desse mundo, isto Ele já sendo totalmente santo, santíssimo. O senhor Jesus é o verdadeiro Santo. Pois, nasceu de uma virgem, através do poder de Deus; Lc 1.35 está escrito: E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamando Filho de Deus. Nasceu sem pecado, viveu e morreu sem pecado, Hb 4.15 está escrito: Porque não temos um sacerdote que não possa compadecer-se das nossas franquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. ressuscitou para confirma sua santidade.
             Do que precisamos mais saber para entendermos que Deus é único Santo, Deus, Senhor e Salvador, nisso estão incluídos seu Filho Jesus e seu Espírito Santo. Quais dos santos reconhecidos pelo mundo deixaram palavras sobre a verdade sobre o céu, sobre o plano de salvação, sobre o julgamento e como se livrar dele. Quem dentre os santos reconhecidos pelo mundo, desceu e subiu para o céu e, voltará; Jo 3.13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu. E, está escrito em Ato 1.11, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. E, analisando essas declarações, quais dos santos teve anjos anunciando a chegada e saída de retorno ao céu. Só o senhor Jesus. Quais dos profetas enviados por Deus pronunciou profecias passadas, presentes ou futuras sobre os santos? As profecias existentes na Bíblia só apontam para o santo, senhor e salvador, Jesus Cristo.
          O que é adorar? Isto é, dentro do aceitar de Deus. Respondendo a pergunta é: prestar culto a divindade, ter extremado amor. E, é isso que Ele quer das suas criaturas. Uma adoração aceita por Deus começa quando oferecemos o melhor e não o pior do que temos. Gn 4.3-5 está escrito: E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para sua oferta. Mas para Caim e para sua oferta não atentou. E irou-se  Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. Oferecer o melhor para Deus faz parte do ato de adoração, porque demonstra atitude de gratidão a Ele.

sábado, 19 de março de 2011

Será se estamos ouvindo a voz do Pastor Jesus?

           Em Jo. 10. 3,4 está escrito:

A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.
E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

            O nosso senhor e salvador Jesus Cristo nos deu dicas de como viver dentro do seu Reino. Um Reino eterno. Neste momento aqueles que foram chamados e, ouviram a voz do Mestre, do seu Pastor estão incluídos no aprisco (Reino) e iremos após o Pastor, pois Ele é o caminho, Jo 14.6. O próprio senhor Jesus nos guia pelos pastos verdejantes Sl 23.2. Diante dessas passagens bíblicas indaga-se: Será se estamos ouvindo a voz do Pastor Jesus?
        A presente indagação partiu da observação que tenho visto quanto a pregação do pastor e dos pregadores nas igrejas. A mensagem transmitida do púlpito que representa o altar do céu, não está sendo entendida pelas ovelhas. A referência bíblica dada para alimento, consolo e edificação das ovelhas não está surtindo efeito. O resultado esperando após a pregação é de gozo e alegria no Espírito Santo, pois recebemos a Palavra de Deus no nosso coração, onde deve está guardada para não percamos contra o nosso Deus, Sl 119. 11.
Tenho presenciado amados irmãos desprezando a Palavra de Deus, começando pelo que está escrito em Jo. 1.12, " Mas a todos quantos o receberam..." ; 2Co "Assim que, se alguém está em Cristo,..." e o principal em Ato 1. 8 " Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas ..."
          Do nosso Pastor recebemos a virtude do Espírito Santo, ou seja,  o bom da parte de Deus para sermos testemunha diante dos nossos semelhantes do que Deus realiza para o bem deles. Para sermos testemunha do plano de salvação. O que é virtude? O mini dicionário diz: virtude é qualidade própria  pra produzir certos efeitos. Na área teológica se refere a fé, esperança e a caridade. Então, recebemos do Sr. Jesus a virtude para produzir através do testemunho os efeitos, ou seja, os resultados da transformação proporcionada pela presença do Espírito Santo na nossa vida para que outros vejam e, o próprio Espírito Santo trabalhe na vida deles.
Nós não temos o poder de converter, convencer ou transforma alguém. Contudo, o conjunto dos nossos atos como nova criatura contribui para autenticidade do poder de Deus em nossa vida. O poder da virtude que recebemos deve se tornar viva. Se somos nova criatura, então, além da virtude recebemos também os frutos do Espírito, como está escrito Gl 5.22 " Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." Ao citar esta passagem todo e qualquer crente está cheio do Espírito, com os frutos cheios de qualidades para dar testemunho. Voltando para questão dos irmãos que não estão ouvindo e nem lendo a Palavra do Senhor é que encontramos crentes causando problema com vizinho, colega, patrões, superiores e outros semelhantes. O problema está no mal testemunho. Isto dificulta na evangelização de um modo geral. Quem dos leitores já não ouviu alguém dizendo: Conheço um crente que xinga, maltrata a esposa, a mãe ou qualquer pessoa da família, trabalha mau, desrespeita o seu patrão ou superior e etc.
             Será que o crente que faz tais coisas, está ouvindo a voz do Pastor Jesus? Creio que não. O nosso senhor Jesus ensina é obedecer. E ressaltando a questão de ensinar não ficou no passado. Ele ensina: Amar ao próximo como a si mesmo. Ensina a maneira como podemos ser felizes, sendo pobre de espírito, manso, pacificador, misericordioso. Praticando isto, participaremos do reino e ainda seremos filhos de Deus. Se a ovelha, crente ou irmão consegue ouvir a voz do seu Mestre, então fica mais fácil cumprir e seguir os passos para o sucesso da verdade do evangelho.
          Recentemente, algumas pessoas que conheço me comunicaram do mau testemunho de irmão. Busquei explicar dentro da Bíblia que o escandalo dito pelo Sr. Jesus teria que acontecer, não é surpresa para quem está inconstante leitura da Palavra e que o poder de Deus para perdoar e transformar qualquer é possível. Mas é complicado para um descrente entender. A salvação para este já difícil entender. Um crente que abre a boca para dizer que é salvo, praticando coisas erradas!! Essa questão de se ouvir a voz do nosso Criador é exigida desde da libertação do seu povo escolhido, Israel. Êx. 15.26 "E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor, que te sara. Moisés após receber instruções de Deus sobre os mandamentos relembrou: "Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardades o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha.
                Certo! Nessa época não estávamos incluídos nessa norma. Contudo, mudou! graças a Deus! Com a vinda do Senhor e Salvador Jesus Cristo formos inseridos no plano de salvação, somos povo de Deus, conforme sua vontade. Então, hoje precisamos ouvir, ou aprender a ouvir a voz do Senhor. Quando dita do púlpito, quando pronunciada por um dos servos constituídos por Deus, no caso os pastores, evangelistas, presbíteros e os pregadores que anunciam a fala do nosso Deus. E, sua palavra nos ensina como nos livra quando é que não é Ele quem está falando. Jr 23.16 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades e falam visão do seu coração, não da boca do Senhor." e Evangelista João em sua carta diz: Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. 1Jo 4.1" e o apóstolo Paulo diz aos tessalonicenses 5.20, 21 " Não desprezeis as profecias." "Examinei tudo. Retende o bem."
               Expus  isto, para o leitor analisar a questão de se ouvir a voz do Senhor e não tem problema nenhum sua fala passar pelo processo de provação, se é ou não vinda da sua parte. Porque não justifica o irmão, crente e salvo, não conseguir ouvir a voz do seu Senhor. Pois ouvindo e sendo a palavra do Senhor do Exércitos, tem que ser guardada, cumprida e praticada. Não há dúvida se não for a fala do nosso Deus não precisa nem analisar. É só rejeitar. Devemos lembrar que estamos numa batalha espiritual e que o nosso adversário pode se transforma em anjo de luz, II Co 11.14 "E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz." Então, não esqueçamos isto, é nossa salvação que está em jogo. A vitória está garantida, mas somente em Cristo Jesus, Rm 8.37.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Vitória em Cristo

Assista ao programa do Pastor Silas Malafaia. Programa que deve ter o apoio dos amados irmãos. A vitória em Cristo só é possível quando os seus discípulos põe em prática a ordem do nosso senhor Jesus.

Por que meditar é preciso?

No Salmo 1 diz:
Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

O que é meditar?
(dicionário diz: submeter a exame interior, estudar, refletir e projetar.)
É pensar, pensar bem, questionar sobre o que é certo ou errado, correto do bem ou mal. raciocinar.

                  Quando digo "Meditar é preciso" quero contribuir com aqueles que em muita das vezes, ouvi, ler e vive sobre alguma coisa, mas nem sempre medita sobre o que ouve, lê ou vive. Meditar é preciso em relação a vida, sobre mim, sobre aqueles que vivem ao meu redor, sobre o casamento, namoro, o que eu quero, o que é bom, o que me faz bem, o que preciso suportar, ou seja, meditar para que a escolha seja bem feita.
1. Meditar no Casamento
 Por que meditar no casamento?
                 Sou casado, posso dizer dentro desses vinte anos que sou bem casado. Primeiramente, agradecer ao Deus de Israel, pois sem Ele esses vinte anos, talvez não durasse. Ao meditar na lei do Senhor dia e noite é que enquanto eu e minha esposa vivermos estaremos juntos. Na lei do Senhor diz: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. Mateus 19. 5, 6.
Vamos estudar "o que Deus ajuntou não separe o homem."
              Eu estou há vinte anos com a mesma mulher, justamente por medito nessa frase. O homem não pode separar o que Deus uniu. Pois, desta maneira estará o homem desobedecendo a sua lei. Alguém pode questionar, mais meu esposo é isso! Minha esposa faz o que eu não gosto! Meu marido me espanca! Meu marido me trai! E, assim pode diante. É porque tanto o homem e a mulher não meditaram na sua união. Meditar é preciso. Antes da união "alianças", é preciso meditar! Senhor essa é minha esposa? Senhor esse é meu esposo? Senhor não vou adulterar, porque na tua lei, meditei. Não adulterarás. Senhor me casei e já que o Senhor me ajuntou eu não me separei nem do esposo nem da esposa, para que eu não transgrida a tua lei.
               Aqui começa a duração do casamento. Creio que todos os casamentos são unidos pelo AMOR. Será? Vamos meditar nas letras desta palavra o A-Amor; o M - misericórdia, o O - Obediência e o R - Respeito, Responsabilidade. Quem casou por amor, com amor tem todos esse ingredientes para fortalecer a duração do seu relacionamento conjugal, pois meditou na lei do Senhor que diz: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.39. Minha esposa ou meu esposo é o meu próximo/a. Sendo assim, a lei de Deus explica:  O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; I coríntios 13. 7, 8. Se Deus explica que o amor nunca falha " nunca", podemos meditar que hoje estou casado, amanhã estou separado. Então, se me divorciei, não foi por amor, houve falha. Qual falha? Quem falhou? Será se deixei de usar algum dos ingredientes do amor. Faltou misericórdia, faltou obediência ou falhou respeito pelo próximo.
             As palavras que integram na formação da palavra amor não podem ser momentânea. Devem ser como o nosso Deus, Eternas. O casamento instituído por Deus no inicio da criação entre Adão e Eva, não foi para unir somente alguns segundo, minutos ou horas. O senhor nosso Deus estabeleceu 120 anos como duração do ser humano aqui nesta terra, Gn 6.3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos. Um pouco de matemática. Um casamento inicia quando, casamento normal, o homem e a mulher tem idades, aproximadamente entre 20 anos a 30 anos, vamos considerar as variações culturais. O homem e a mulher recebendo a concessão dada por Deus de viverem os 120 anos, se se casarem com 20, há pela frente 100 anos de convivência. A partir desse raciocínio, creio que Deus pela suas qualidades morais, santa e eterna requer da sua criação, no sentido do casamento o mesmo pensamento. Os cem anos faz parte da eternidade humano e cumprida combina com a eternidade divina, que é agradável diante do nosso Deus.